CulinariaDoces e Sobremesas
Tendência

OVOS DE PÁSCOA CASEIROS

Esqueça grandes caixas plásticas e chocolate barato – faça seus próprios ovos de Páscoa caseiros para o máximo sabor (e diversão!).

Equipamento e preparação: Você precisará de 8x pequenos moldes de ovos (disponíveis em lojas especializadas em festa).

Como fazer ovos de páscoa caseiros

ovos de pascoa caseiros 1024x576 - OVOS DE PÁSCOA CASEIROS

Aprenda a fazer Ovos de Páscoa Caseiros

Tempo de preparação:  mais de 2 horas
Tempo de cozimento: 10 a 30 minutos
Serve: Rende 6 a 8 ovos

Ingredientes

  • óleo de girassol, para lubrificação
  • 300g / 10½oz de chocolate escuro (70% de cacau sólido) ou chocolate ao leite
  • glacê colorido diferente , para tubulação

MODO DE PREPARO

  • Polir o interior de cada molde com um pedaço de toalha de cozinha. Depois, umedeça um pedaço de toalha de cozinha com um pouco de óleo sem sabor, o girassol servirá e polir o interior de cada molde com o óleo. Isso garante um acabamento altamente polido ao chocolate e também ajuda a liberar o chocolate do molde.
  • É muito importante temperar o chocolate – este é um método eficaz de aquecimento e resfriamento de chocolate para revestimento ou moldagem. O aquecimento e o resfriamento separam os sólidos do cacau e garantem que o chocolate estabelecido tenha um acabamento brilhante e suave. Você vai precisar de um termômetro para temperar o chocolate, uma tigela que seja muito resistente ao calor e uma panela com água quente. Quebre o chocolate em pedaços pequenos e uniformes e derreta suavemente em uma tigela sobre uma panela com água quente, não fervente. Coloque o termômetro no chocolate e aqueça até atingir 43 ° C. Retire o fogo e deixe esfriar até 35 ° C. Agora está pronto para uso.
  • Despeje colheres de chocolate em cada molde. Gire até revestir, use o pincel de pastelaria, se necessário, e remova o excesso de chocolate. Deixe fixar, com o lado plano voltado para baixo em uma superfície, como uma bandeja grande, coberta com papel à prova de graxa. Encha cada molde da mesma maneira. Você terá que repetir o processo mais duas ou três vezes para formar uma boa camada de chocolate em cada molde. Aguarde cerca de 20 minutos para o chocolate ficar entre as camadas. Desenhe uma régua limpa ou a borda plana de uma faca sobre o chocolate para garantir uma borda limpa toda vez que você adicionar uma camada. Isso é importante para que os dois lados do ovo fiquem juntos uniformemente. Deixe esfriar em uma despensa ou em local fresco até que esteja firme.
  • Solte cuidadosamente as metades do ovo e coloque-as em uma superfície limpa, tomando cuidado para não manusear muito o chocolate, pois ele começará a derreter com o calor das mãos.
  • Para unir as duas extremidades de um ovo, aqueça uma assadeira e, em seguida, coloque as extremidades de duas metades por alguns segundos; em seguida, empurre delicadamente as bordas.
  • Para decorar os ovos, coloque um ovo em um copo ou xícara pequena e use-o como suporte enquanto coloca a mensagem desejada no ovo. Você pode embrulhar seus ovos em papel celofane e rotulá-los para distribuir ou colocá-los em uma cesta e oferecê-los aos convidados.

Como temperar chocolate para fazer ovos de páscoa

O chocolate temperado é derretido e resfriado, para dar um acabamento suave e brilhante é colocado em temperatura controlada para também haver um bom encaixe – perfeito para decorações de bolos.

Ao derreter uma barra de chocolate escuro, sempre pique o chocolate o mais fino possível, para que derreta de maneira rápida e uniforme. Se você não estiver confiante nas habilidades da faca, uma boa dica é quebrar o chocolate em pedaços e use um processador de alimentos para fazer migalhas de chocolate pequenas.

Coloque dois terços de todo o chocolate em uma tigela suspensa sobre uma panela com água fervente. É importante que a água não ferva e a tigela não toque na água (caso contrário, o chocolate ficará muito quente). Derreta o chocolate a uma temperatura de 50C / 120F, testando com um termômetro e mexendo ocasionalmente. O chocolate vai rachar se ficar muito quente. Mexa ocasionalmente para que derreta uniformemente. Retire do fogo usando um pano limpo para segurar a tigela quente.

Adicione o chocolate restante e mexa. Quando o chocolate líquido reage com os cristais da manteiga de cacau no chocolate não derretido, ele cria cristais de tamanho uniforme em toda a medida que esfria. Vale a pena o esforço, pois o chocolate sem temperamento será maçante, macio e terá uma flor branca. Continue mexendo rapidamente até o chocolate atingir 32C / 90F.

Para testar se o chocolate está temperado, espalhe uma camada fina sobre um prato com uma faca de paleta. O chocolate temperado irá definir muito rapidamente para um acabamento brilhante e suave.

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar